PROFESSORES




LANÇAMENTO DOS CURTAS-METRAGENS DO CURSO DE CINEMA DO EDUCULTURA

(19/11) Um grupo de 40 professores, de escolas municipais de Curitiba, exibiu na noite desta terça-feira (19), dois curtas-metragens A Cabine e Lance produzidos durante uma oficina de cinema na Cinemateca. Ministrado pelo diretor de cinema Geraldo Pioli, o curso foi ofertado gratuitamente, dentro das ações do projeto EduCultura, desenvolvido em parceria entre Secretaria Municipal da Educação e Fundação Cultural de Curitiba.
Em 36 horas, o grupo de professores municipais recebeu informações teóricas e práticas sobre o uso das câmeras, iluminação e edição. O coordenador do projeto EduCultura, também responsável pela realização do curso de cinema, Fulvio Pacheco, falou sobre a paixão e dedicação dos professores participantes da produção audiovisual:
 “Os professores se dedicaram à realização do curso dispondo de um tempo bem maior que as 36 horas programadas. Eles se reuniram para escrever roteiro e frequentemente iam até à cinemateca para fazer cenas adicionais, edições, cartazes, capas de DVDs, entre outras coisas. Esse foi realmente um trabalho feito com amor, carinho, dedicação, compromisso e muita criatividade”.


 
 

ASSISTA AQUI OS CURTAS:







FAZENDO CULTURA:


Profª Fernanda Hellen Ribeiro Piscke e o livro CRIATIVIDADE NA ESCOLA


A professora da RME Fernanda Hellen Ribeiro Piscke lançou o livro: CRIATIVIDADE NA ESCOLA - pela editora Juruá. O livro apresenta estudos e pesquisas nacionais e internacionais envolvendo a teoria e a prática de autores do Brasil, de Portugal e da Espanha para fundamentar o desenvolvimento do potencial de todas as crianças, incluindo as que possuem altas habilidades/superdotação (AH/SD) e talentos a partir de um ensino criativo na escola. Tem um conjunto de propostas para promover a criatividade no contexto de escolas, Universidades e outras instituições. Esse atributo se faz premente e requer práticas educacionais que possibilitem o seu desenvolvimento.
Nos dias atuais, a criatividade vem sendo reprimida, principalmente nas escolas onde há alunos superdotados altamente criativos e alunos que de modo geral buscam por um ensino inovador. Neste sentido, os profissionais da educação precisam utilizar medidas educativas que instiguem a curiosidade e interesse de cada discente.
O livro do ser adquirido com a professora pelo email: nandahellen@hotmail.com ou pelo telefone: (41) 91 33 77 73
 
PROFª SIMONE KOUBIK E SUAS PORQUINHAS 
A professora Simone Koubik da Escola Maria Clara é uma artista com participação em mais de 50 salões de arte, em muitos deles premiada e já realizou várias exposições individuais com os temas: “Bichos Urbanos”. Simone é Catalogada no “Dicionário de Artistas Plásticos Paranaenses”, de Adalice Araújo, ela possui obras em acervos de dez instituições artísticas.
Confira algumas de suas obras:

_______________________________________________________________

profª Rafaela Dlugokenski e a PINTURA CORPORAL INDÍGENA
A professora de Artes da Rede Municipal Rafaela Dlugokenski trabalhou com seus alunos da Escola Erasmo Piloto (Bairro Alto), a pintura corporal e vestimentas das tribos indígenas brasileiras. Diferenciei com os alunos os grafismos de cada tribo e estudamos os motivos e os valores transmitidos por esta arte. Também expliquei o processo de preparação dos pigmentos e fiz um comparativo estético desta pintura corporal dos indígenas com a vestimenta dos outros povos.
1ª Fase: Fundamentação teórica e pesquisa individual sobre os diferentes povos indígenas e diferenciação das vestimentas e pinturas corporais.
2ª Fase: Representação individual das diferentes tribos brasileiras (Xingú, Guaraní, Pataxó, Xavante, Kayapó, Xetá, Caingang, Potiguara, Guajajara, etc...) através de Paper Toys:






Fonte da professora 

____________________________________________________________________


Profº Guilherme Lindner - DON'T GET ME WRONG 

O confiram o trabalho do professor de artes Guilherme Lindner da Escola Omar Sabbag (Cajuru) como "gaiteiro". Interpretação de Tato Levicz para o clássico "Dont Get Me Wrong". Gaita: Guilherme Lindner .


4 comentários:

  1. Gostei muito das peças que assisti! Excelente iniciativa! Obrigada pela oportunidade!
    Danielle Caroline da Silva- Professora

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da oportunidade que o EDUCULTURA tem proporcionado a todos nós da Secretaria de Educação, para que possamos participar mais dos Eventos Culturais. Adorei o show que fui! Estava muito bom!! Já espero pelo próximo! =)

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, muiiito legal!!

    ResponderExcluir