LANÇAMENTO DOS CURTAS-METRAGENS DO CURSO DE CINEMA DO EDUCULTURA
(19/11) Um grupo de 40 professores, de escolas municipais de Curitiba, exibiu na noite desta terça-feira (19), dois curtas-metragens A Cabine e Lance produzidos durante uma oficina de cinema na Cinemateca. Ministrado pelo diretor de cinema Geraldo Pioli, o curso foi ofertado gratuitamente, dentro das ações do projeto EduCultura, desenvolvido em parceria entre Secretaria Municipal da Educação e Fundação Cultural de Curitiba.
Em 36 horas, o grupo de professores municipais recebeu informações teóricas e práticas sobre o uso das câmeras, iluminação e edição. O coordenador do projeto EduCultura, também responsável pela realização do curso de cinema, Fulvio Pacheco, falou sobre a paixão e dedicação dos professores participantes da produção audiovisual:
“Os professores se dedicaram à realização do curso dispondo de um tempo bem maior que as 36 horas programadas. Eles se reuniram para escrever roteiro e frequentemente iam até à cinemateca para fazer cenas adicionais, edições, cartazes, capas de DVDs, entre outras coisas. Esse foi realmente um trabalho feito com amor, carinho, dedicação, compromisso e muita criatividade”.
Em 36 horas, o grupo de professores municipais recebeu informações teóricas e práticas sobre o uso das câmeras, iluminação e edição. O coordenador do projeto EduCultura, também responsável pela realização do curso de cinema, Fulvio Pacheco, falou sobre a paixão e dedicação dos professores participantes da produção audiovisual:
“Os professores se dedicaram à realização do curso dispondo de um tempo bem maior que as 36 horas programadas. Eles se reuniram para escrever roteiro e frequentemente iam até à cinemateca para fazer cenas adicionais, edições, cartazes, capas de DVDs, entre outras coisas. Esse foi realmente um trabalho feito com amor, carinho, dedicação, compromisso e muita criatividade”.
ASSISTA AQUI OS CURTAS:
FAZENDO CULTURA:
Profª Fernanda Hellen Ribeiro Piscke e o livro CRIATIVIDADE NA ESCOLA
A professora da RME Fernanda Hellen Ribeiro Piscke lançou o livro: CRIATIVIDADE NA ESCOLA - pela editora Juruá. O livro
apresenta estudos e pesquisas nacionais e internacionais envolvendo a
teoria e a prática de autores do Brasil, de Portugal e da Espanha para
fundamentar o desenvolvimento do potencial de todas as crianças,
incluindo as que possuem altas habilidades/superdotação (AH/SD) e
talentos a partir de um ensino criativo na escola. Tem um conjunto de
propostas para promover a criatividade no contexto de escolas,
Universidades e outras instituições. Esse atributo se faz premente e
requer práticas educacionais que possibilitem o seu desenvolvimento.
Nos dias atuais, a
criatividade vem sendo reprimida, principalmente nas escolas onde há
alunos superdotados altamente criativos e alunos que de modo geral
buscam por um ensino inovador. Neste sentido, os profissionais da
educação precisam utilizar medidas educativas que instiguem a
curiosidade e interesse de cada discente.
O livro do ser adquirido com a professora pelo email: nandahellen@hotmail.com ou pelo telefone: (41) 91 33 77 73
PROFª SIMONE KOUBIK E SUAS PORQUINHAS
A
professora Simone Koubik da Escola Maria Clara é uma artista com participação
em mais de 50 salões de arte, em muitos deles premiada e já realizou várias
exposições individuais com os temas: “Bichos Urbanos”. Simone é Catalogada no
“Dicionário de Artistas Plásticos Paranaenses”, de Adalice Araújo, ela possui
obras em acervos de dez instituições artísticas.
Confira algumas de suas obras:
_______________________________________________________________
profª Rafaela Dlugokenski e a PINTURA CORPORAL INDÍGENA
A professora de Artes da Rede Municipal Rafaela Dlugokenski trabalhou com seus alunos da Escola Erasmo Piloto (Bairro Alto), a pintura
corporal e vestimentas das tribos indígenas brasileiras. Diferenciei com
os alunos os grafismos de cada tribo e estudamos os motivos e os
valores transmitidos por esta arte. Também expliquei o processo de
preparação dos pigmentos e fiz um comparativo estético desta pintura
corporal dos indígenas com a vestimenta dos outros povos.
1ª Fase: Fundamentação teórica e pesquisa individual sobre os diferentes
povos indígenas e diferenciação das vestimentas e pinturas corporais.
2ª Fase: Representação individual das diferentes tribos brasileiras
(Xingú, Guaraní, Pataxó, Xavante, Kayapó, Xetá, Caingang, Potiguara,
Guajajara, etc...) através de Paper Toys:
Fonte da professora
____________________________________________________________________
Profº Guilherme Lindner - DON'T GET ME WRONG
O confiram
o trabalho do professor de artes Guilherme Lindner da Escola Omar Sabbag (Cajuru) como "gaiteiro". Interpretação de Tato Levicz para o clássico
"Dont Get Me Wrong". Gaita: Guilherme Lindner .
Gostei muito das peças que assisti! Excelente iniciativa! Obrigada pela oportunidade!
ResponderExcluirDanielle Caroline da Silva- Professora
Gostei muito da oportunidade que o EDUCULTURA tem proporcionado a todos nós da Secretaria de Educação, para que possamos participar mais dos Eventos Culturais. Adorei o show que fui! Estava muito bom!! Já espero pelo próximo! =)
ResponderExcluirGOSTO MUITO DESTE PROJETO!! BRUNA
ResponderExcluirParabéns, muiiito legal!!
ResponderExcluir